Luto no Cruzeiro: morre Nogueirinha, lenda do Palestra Italia

  • Lucas Leite
  • 10/01/2019 10:13
Vinnicius Silva/Cruzeiro

A manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, amanheceu mais triste no Cruzeiro Esporte Clube. Faleceu na noite de quarta-feira, aos 98 anos, o ex-atleta João Nogueira Junior, mais conhecido como Nogueirinha, lenda que defendeu a Raposa quando ainda se chamava Societá Sportiva Palestra Italia.

Natural de Três Corações-MG, Nogueirinha nasceu em 9 de julho de 1920 e se consagrou como um dos personagens mais importantes de toda a história quase centenária do Cruzeiro. Jogando com a camisa 7, o eterno ponta-direita atuou pelo time celeste entre 1940 e 1947, sendo o responsável por marcar dois gols na primeira partida do clube com a atual denominação, na partida contra o São Cristóvão, já em 1943.

Nogueirinha vestiu a camisa cruzeirense em 157 jogos e marcou 50 gols. Foi campeão pelo clube estrelado do Mineiro em quatro oportunidades, nos anos de 1940, 1943, 1944 e 1945. Contou também com passagens pela Seleção de Belo Horizonte, em 1941, e pelo América-MG.

Homenagem em 2018

Em 25 de novembro de 2018, Nogueirinha recebeu uma grande homenagem promovida pelo clube no Mineirão. No duelo entre o Time Mágico de 2003 e o Cruzeiro Master, em celebração aos 15 anos da conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o ídolo eterno foi o responsável por dar o pontapé inicial da partida no gramado do Gigante da Pampulha.

Na oportunidade, Nogueirinha foi até o centro do campo acompanhado do também ídolo Dirceu Lopes e foi aclamado pela Nação Azul presente no estádio.

O corpo de Nogueirinha será velado no Velório 2 do Cemitério Parque Renascer, em Contagem-MG, a partir das 14h desta quinta-feira. O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira, 11 de janeiro, às 11h, no mesmo local.

O Cruzeiro Esporte Clube manifesta, nesse momento de dor, o carinho, compaixão e solidariedade aos amigos e familiares, além do profundo agradecimento por tudo o que Nogueirinha fez com a camisa cruzeirense.